São diversas as razões que justificam a perda de água numa piscina, pode tratar-se apenas de evaporação, mas por vezes estamos perante um problema bastante complexo que pode levar à perda de milhares de litros de água, com os consequentes custos ambientais e económicos provocados pela necessidade de reposição de água e elevado consumo de produtos químicos.
Uma grande parte das perdas de água que se verificam nas piscinas não são visíveis no exterior, pois a água infiltra-se no terreno, sem deixar qualquer vestígio, podendo, no entanto, provocar danos nos terrenos e construções envolventes, assim como elevadas contas de água.
Perceber que existe um problema é apenas o início de um processo habitualmente complicado e dispendioso. Imagine um tubo partido, por baixo do pavimento de granito; uma fissura na parede da piscina, impossível de identificar visualmente; ou ainda um pequeno furo ou rasgo num liner ou tela. Como saber onde está a perda de água? Muitos clientes partem para soluções radicais de substituição de tubagens, ou novos revestimentos da piscina, por não conseguirem identificar a natureza e localização do problema.
Com recurso a moderna tecnologia, a Workando pode ajuda-lo a identificar o tipo de fuga e a sua localização exata, permitindo assim a sua reparação, com o mínimo de transtornos e custos.
TESTAMOS A CANALIZAÇÃO
Submetemos a canalização da sua piscina à carga e testamos se esta mantem a pressão, sem perdas
DETERMINAMOS O LOCAL EXATO DA FUGA, NAS TUBAGENS ENTERRADAS
Identificamos com precisão o local do problema, mesmo em tubagens sob superfícies de betão, de modo a permitir uma intervenção localizada, com o menor estrago possível
TESTAMOS A ESTANQUICIDADE DA PISCINA
Utilizando modernos equipamentos, localizamos com rigor a origem da perda de água no interior da piscina
Existem inúmeras possibilidades de localização de uma fuga de água na piscina e a maior parte delas não são visíveis, o que dificulta a sua localização e reparação.
Para além do teste da canalização WeTest pipe poderão ser realizados diversos procedimentos, dependendo do tipo de piscina e processo de construção.
Para qualquer tipo de piscina, poderão ser utilizados hidrofones, para ouvir o ruido da água a deslocar-se através do furo ou fissura. Os hidrofones são sofisticados microfones, desenvolvidos para trabalhar dentro de água, que captam o som na sua proximidade, este som é amplificado e processado por um equipamento que permite o técnico ouvir e identificar os ruídos compatíveis com uma fuga de água.
Estes hidrofones são utilizados para rastrear toda a piscina, começando pelos pontos suspeitos, caso existam, ou mais prováveis, como juntas de vedação; peças de filtração; iluminação; entre outros, podendo ainda ser utilizados nas tubagens. Considerando que, à medida que nos aproximamos da fuga, o som fica mais intenso, seguindo o som, conseguimos determinar com rigor a zona ou zonas onde a água está a sair.
Uma vez identificada a zona, podemos determinar com mais rigor o tipo de fuga e a sua localização exata, utilizando equipamentos de vídeo com injeção de tinta que será sugada através da fuga, permitindo visualizar exatamente a saída da água.
Para piscinas de Liner ou tela em Vinil / PVC, além dos métodos anteriormente descritos, poderá ainda ser utilizado um equipamento eletrónico que mede a condutividade elétrica entre o interior e o exterior da piscina. Caso exista alguma passagem de água para fora da tela, o equipamento irá detetar a passagem de corrente, sinalizando com um som que é identificado pelo técnico. Considerando que, à medida que nos aproximamos da passagem de corrente, o som fica mais intenso, seguindo o som, conseguimos determinar com rigor a zona ou zonas onde a água está a sair.
Este Método é extremamente fiável, permitindo encontrar pequenos furos com uma precisão impressionante, mas pode apenas ser aplicado a piscinas com revestimentos em Vinil ou PVC.